terça-feira, 26 de agosto de 2008

Professora não, tia sim? Nem tia nem ninguém

Para quem ousa ensinar: cuidado e não sofra se descobrir que você não sabe o que ensina. Não sofra se ver que ninguém aprende. E esse ninguém pode ser um aluno. Um único aluno que carrega a sua desconsideração em ser tratado como ninguém.
Professores que não se educam, que relaxam na autocrítica esquecem de praticar um dos mais simples e edificantes ensinamentos freireano: ninguém educa ninguém, todos aprendem em comunhão.
Se todos aprendem em comum união todos somos interventores sociais. Não é a professora, nem o aluno, nem ninguém no sentido de nenhuma pessoa isoladamente. Somos todos aprendentes e ensinantes em tempo integral. Ninguém é o esquecido, o oprimido e desesperançado que se vê só. E só percebe a impossibilidade do diálogo. Todos somos solidários, livres e esperançosos. Se há uma Educação Libertadora, ela não liberta apenas um. Ela liberta a todos.

Ensinar e aprender: um diálogo

O diálogo é a estrada para a conscientização. O elo fundamentante da educação entre pais, professores e alunos. Quando há desinteresse de uma das partes o elo se rompe. Falta o diálogo, falta a educação pois falta a presença. Presença participativa na formação escolar. Pais e professores negligentes = filhos e alunos negligentes. A escola não é o prédio onde se ensina e se aprende. A escola é a possibilidade do diálogo. Sem diálogo o prédio é um vazio monólogo onde alguém pensa: eu ensino. E outro alguém pensa: eu aprendo.

O professor e o Educador

Quem trabalha com educação, gosta de ser reconhecido como educador. Recentemente muitos professores haviam sumido porque migraram de professores para educadores. Com a baixa intelectual, moral e consequentemente financeira, ser professor é professar a inutilidade. O professor é uma caricatura grotesca e mal humorada do ensinante perdido no caos escolar. Eu mesmo levantei a bandeira em prol dos professores , a profissão do desuso. Depois de certas vivências na escola e com professores percebo que eles não são nem professores, nem educadores. Perderam-se. Parecem crianças brincando de ensinar com outras crianças que não brincam de aprender. Assim percebido é notável constatar via diálogo ou pela falta dele, que os professores esqueceram-se de se educar. É um perigo para a sociedade. Insatisfaz-me e me inquieta um professor analfabeto, que não lê e não interpreta a sociedade em que vive. é um perigo o professor que trabalho com o ser humano fora das suas realidades. Que cidadão estamos tentando capacitar dentro de uma escola que é feita só de paredes de concreto? Cadê o material humano para a construção de uma sociedade mais justa? Cadê a abordagem cidadã? Esquecem-se que a finalidade da Educação é formar a autonomia intelectual do cidadão para que este tenha o instrumental e as competências para intervir sobre a realidade. Nenhuma mudança social é possível sem Educação. Nenhuma mudança pessoal é possível sem Educação. Então , professores sejam educados e serão educadores. Não é preciso abrir mão da profissão, do ideal, da realidade. No fundo no fundo todos os educadores são professores e todos os professores são educadores. Desde que queiram.

sábado, 16 de agosto de 2008

Piaget em movimento!

Epistemologia Genética é um corpo de teorias de Jean Piaget. Com suas pesquisas esse arrojado biólogo sem dúvida revolucionou o campo da pedagogia ao aliar a psicologia, a filosofia e a biologia para tentar responder a pergunta: como se constrói o conhecimento no ser humano?

Como? Quem quer saber ou ousar mais na resposta não fica indiferente a Piaget.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Mercado de trabalho

Oferta e procura de trabalho: mercado de trabalho. Alguns camaradas da Educação Física se queixam do mercado. Está difícil emprego na área. A mercê das pós, extensões, especializações, mestrados o povo se ressente da crise e do capitalismo que nos torna ávidos circulantes por entre novidades do consumo. Apostando na boa formação e informação esquecem de suas humanidades e habilidades mais básicas como a comunicação. Fora o número crescente de estudantes e profissionais poucos estão preocupados com suas competências de fato. Vê-se claramente o quão são péssimos aprendentes. E fora da educação o senso é que há muito profissional para pouco trabalho. Esboçam alguns estudos marketeadores que o mercado é amplo e pouco aproveitado. Teoria e prática. Trabalho é prática. Quem trabalha bem chama boas oportunidades. Em minhas atividades acadêmicas e culturais durante seis meses, empenhei-me na participação dando o sangue e a pele, minhas mãos sangraram literalmente. Muita vontade em ação. Resultado? Embora estivesse no primeiro ano de faculdade, recebi quatro propostas de emprego sendo duas como estagiário e em projetos de órgãos públicos. Eu me empenhei no trabalho que me propus e as pessoas que vieram a me conhecer me perguntavam: você já trabalha na área? Quando eu revelava minha idade no curso via a decepção deles. Era engraçado. A escola em que estagiei foi me buscar posto que embora eu tivesse me inscrito, trabalhava voluntariamente com ginástica laboral numa empresa. Professor de Educação Física não pode temer nem contato nem exposição. E olha que sou uma caricatura em termos de beleza e performance. O que acontece então? Muita reclamação. Trabalho chama trabalho. Parando de reclamar e começando a trabalhar são nossos melhores votos de sucesso que podemos fazer a nós mesmos.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Liderança sem líder

Um time precisa de um capitão em campo. E o capitão mais o time de um treinador técnico. A sala de aula precisa de um professor. E o professor mais a sala de aula de um orientador pedagógico. Ou seja os grupos precisam de lideranças. Liderança é arte de influenciar pessoas, tornando-as voluntariamente cooperativas! Óbvio que esse conceito cunhado por mim é deveras simplista para um assunto tão amplo e estudado atualmente. Ele servirá apenas de base para uma construção que se inicia: a liderança sem líder. Penso que é impossível uma liderança sem líder. Mas imagino uma tendo como modelo o corpo humano. Até porque a primeira PESSOA liderada por um bom líder é ele mesmo! Você se lidera? Tenho exemplos marcantes em minha vida de pessoas que ocupam cargos de liderança mas não se lideram. Apenas ganham mais para manter subordinados dentro de uma concepção de rendimento. Essas pessoas lideram por coação: obrigam, amedrontam, mentem, ameaçam para se manterem. São o caos emocional delas mesmas. Gritam, usam de palavreado inadequado, e tem atitudes anti-éticas. São negligentes, imprudentes e imperitas. São geralmente autocratas. O oposto necessário é o líder democrático: que chama a todos na participação, cuja decisão é a decisão de todos e é capaz de formar novos líderes. O bom líder sabe a diferença entre motivar e desmotivar, tem respeito, humildade e é aprendiz sempre. Os maus líderes fingem ignorância, são arrogantes, desrespeitosos.
No corpo quem lidera?
Qual o órgão mais importante do corpo humano? Quem escolhe um , que pena, nega o restante. O restante que não é resto, é o todo. Temos a impressão de que o mais importante, lidera. E de que os outros obedecem seja o líder bom ou mau. O corpo é um explo de liderança sem líder. Não é o cérebro, nem o coração, nem qualquer outro músculo que lidera corpo. O corpo formado é capaz de autonomia. Uma integração de sistemas funcionando harmoniosamente dá existência ao corpo. O corpo juntamente com fatores internos e externos alça relações entre necessidades, liberdades, dependências e independências. Isso é tão complicado quando não temos um instrumental ou um mediador capaz, que sequer notamos a confusão que fazemos entre pensar e imaginar, mover-nos e sermos movidos. Por ser uma liderança sem líder o corpo tem causado muitas doenças. O pior que como causa de doença ninguém o vê como doente. Como é possível liderar sem sem ser líder? Uma percepção mais acurada da linguagem e sua relação com o movimento humano coloca o corpo no devido lugar: corpo humano. Dotado dessa humanidade que em nós se manifesta como consciência do eu através do outro a possibilidade de todo movimento se insere num contexto de sociabilização(integração de sistemas autônomos). É isso que ao meu olhar investigativo se mostra como o elo entre liderança e líder: o sem. Sem liderança e sem líder: caos. Sem liderança, com líder: caos. Com liderança, com líder: ordem. Com liderança sem líder: ordem natural.
O corpo na ordem natural
Todos os sistemas integrados do corpo se mantém funcionando graças à integração. Já imaginou o sistema respiratório sem o sistema nervoso? Como alguém viveria sem a convergência entre nervos, músculos, sangue, ossos numa ordem natural? Observemos como todas as partes são cooperativas e como a sociedade aprenderia mais se tivesse um olhar menos tendencioso para o corpo. No decorrer da história da Educação Física houve primazia pela classificação do que era mental e o que era corporal. Estando a pouco tempo o corpo ( dicotomizado e sem a mente) como objeto de estudo, tinham os movimentos não só objetivos higienistas, mas também de reguladores da mente e por tabela até da moral. A repetição desastrosa de Juvenal : Mente sã em corpo são, não só colocou o corpo como liderado pela mente, como fez da mente uma líder autocrática. A função do corpo era a de sustentar a mente. A atividade física era vista como trabalho corporal e por isto inferior ao trabalho intelectual.O corpo como servo da mente. Acaso as doenças do corpo também não são ditas mentais? As culturas onde o intelectual tem uma relação pobre, enfraquecida ou inexistente com o corporal na atualidade manifestam desajustes comprometedores da formação humana. Mental e corporal são únicos até agora. A não ser culturalmente nenhuma ciência foi capaz de separar a consciência do corpo e provar a diferenciação.
Liderança sem líder
Seleção. Seleção natural. Quando além do biologismo somos transportados para outras facetas da existência, não há como negar que somos seletistas. E que nosso poder escolha embora limitado, mas pessoal e intransferível angústia e prazer, é uma ordenação em que podemos optar por seguir um líder ou uma liderança. Dentro de nós sabemos o que é que o líder e sua liderança. Porque essa história começa em nós. Tenho pensado numa liderança sem líder. No desconhecimento de uma pessoa, mas no reconhecimento de todos.
Quem somos nós? Quem nos lidera?