segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Liderança sem líder

Um time precisa de um capitão em campo. E o capitão mais o time de um treinador técnico. A sala de aula precisa de um professor. E o professor mais a sala de aula de um orientador pedagógico. Ou seja os grupos precisam de lideranças. Liderança é arte de influenciar pessoas, tornando-as voluntariamente cooperativas! Óbvio que esse conceito cunhado por mim é deveras simplista para um assunto tão amplo e estudado atualmente. Ele servirá apenas de base para uma construção que se inicia: a liderança sem líder. Penso que é impossível uma liderança sem líder. Mas imagino uma tendo como modelo o corpo humano. Até porque a primeira PESSOA liderada por um bom líder é ele mesmo! Você se lidera? Tenho exemplos marcantes em minha vida de pessoas que ocupam cargos de liderança mas não se lideram. Apenas ganham mais para manter subordinados dentro de uma concepção de rendimento. Essas pessoas lideram por coação: obrigam, amedrontam, mentem, ameaçam para se manterem. São o caos emocional delas mesmas. Gritam, usam de palavreado inadequado, e tem atitudes anti-éticas. São negligentes, imprudentes e imperitas. São geralmente autocratas. O oposto necessário é o líder democrático: que chama a todos na participação, cuja decisão é a decisão de todos e é capaz de formar novos líderes. O bom líder sabe a diferença entre motivar e desmotivar, tem respeito, humildade e é aprendiz sempre. Os maus líderes fingem ignorância, são arrogantes, desrespeitosos.
No corpo quem lidera?
Qual o órgão mais importante do corpo humano? Quem escolhe um , que pena, nega o restante. O restante que não é resto, é o todo. Temos a impressão de que o mais importante, lidera. E de que os outros obedecem seja o líder bom ou mau. O corpo é um explo de liderança sem líder. Não é o cérebro, nem o coração, nem qualquer outro músculo que lidera corpo. O corpo formado é capaz de autonomia. Uma integração de sistemas funcionando harmoniosamente dá existência ao corpo. O corpo juntamente com fatores internos e externos alça relações entre necessidades, liberdades, dependências e independências. Isso é tão complicado quando não temos um instrumental ou um mediador capaz, que sequer notamos a confusão que fazemos entre pensar e imaginar, mover-nos e sermos movidos. Por ser uma liderança sem líder o corpo tem causado muitas doenças. O pior que como causa de doença ninguém o vê como doente. Como é possível liderar sem sem ser líder? Uma percepção mais acurada da linguagem e sua relação com o movimento humano coloca o corpo no devido lugar: corpo humano. Dotado dessa humanidade que em nós se manifesta como consciência do eu através do outro a possibilidade de todo movimento se insere num contexto de sociabilização(integração de sistemas autônomos). É isso que ao meu olhar investigativo se mostra como o elo entre liderança e líder: o sem. Sem liderança e sem líder: caos. Sem liderança, com líder: caos. Com liderança, com líder: ordem. Com liderança sem líder: ordem natural.
O corpo na ordem natural
Todos os sistemas integrados do corpo se mantém funcionando graças à integração. Já imaginou o sistema respiratório sem o sistema nervoso? Como alguém viveria sem a convergência entre nervos, músculos, sangue, ossos numa ordem natural? Observemos como todas as partes são cooperativas e como a sociedade aprenderia mais se tivesse um olhar menos tendencioso para o corpo. No decorrer da história da Educação Física houve primazia pela classificação do que era mental e o que era corporal. Estando a pouco tempo o corpo ( dicotomizado e sem a mente) como objeto de estudo, tinham os movimentos não só objetivos higienistas, mas também de reguladores da mente e por tabela até da moral. A repetição desastrosa de Juvenal : Mente sã em corpo são, não só colocou o corpo como liderado pela mente, como fez da mente uma líder autocrática. A função do corpo era a de sustentar a mente. A atividade física era vista como trabalho corporal e por isto inferior ao trabalho intelectual.O corpo como servo da mente. Acaso as doenças do corpo também não são ditas mentais? As culturas onde o intelectual tem uma relação pobre, enfraquecida ou inexistente com o corporal na atualidade manifestam desajustes comprometedores da formação humana. Mental e corporal são únicos até agora. A não ser culturalmente nenhuma ciência foi capaz de separar a consciência do corpo e provar a diferenciação.
Liderança sem líder
Seleção. Seleção natural. Quando além do biologismo somos transportados para outras facetas da existência, não há como negar que somos seletistas. E que nosso poder escolha embora limitado, mas pessoal e intransferível angústia e prazer, é uma ordenação em que podemos optar por seguir um líder ou uma liderança. Dentro de nós sabemos o que é que o líder e sua liderança. Porque essa história começa em nós. Tenho pensado numa liderança sem líder. No desconhecimento de uma pessoa, mas no reconhecimento de todos.
Quem somos nós? Quem nos lidera?