sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Mercado de trabalho

Oferta e procura de trabalho: mercado de trabalho. Alguns camaradas da Educação Física se queixam do mercado. Está difícil emprego na área. A mercê das pós, extensões, especializações, mestrados o povo se ressente da crise e do capitalismo que nos torna ávidos circulantes por entre novidades do consumo. Apostando na boa formação e informação esquecem de suas humanidades e habilidades mais básicas como a comunicação. Fora o número crescente de estudantes e profissionais poucos estão preocupados com suas competências de fato. Vê-se claramente o quão são péssimos aprendentes. E fora da educação o senso é que há muito profissional para pouco trabalho. Esboçam alguns estudos marketeadores que o mercado é amplo e pouco aproveitado. Teoria e prática. Trabalho é prática. Quem trabalha bem chama boas oportunidades. Em minhas atividades acadêmicas e culturais durante seis meses, empenhei-me na participação dando o sangue e a pele, minhas mãos sangraram literalmente. Muita vontade em ação. Resultado? Embora estivesse no primeiro ano de faculdade, recebi quatro propostas de emprego sendo duas como estagiário e em projetos de órgãos públicos. Eu me empenhei no trabalho que me propus e as pessoas que vieram a me conhecer me perguntavam: você já trabalha na área? Quando eu revelava minha idade no curso via a decepção deles. Era engraçado. A escola em que estagiei foi me buscar posto que embora eu tivesse me inscrito, trabalhava voluntariamente com ginástica laboral numa empresa. Professor de Educação Física não pode temer nem contato nem exposição. E olha que sou uma caricatura em termos de beleza e performance. O que acontece então? Muita reclamação. Trabalho chama trabalho. Parando de reclamar e começando a trabalhar são nossos melhores votos de sucesso que podemos fazer a nós mesmos.