sexta-feira, 22 de junho de 2007

Do recreio ao intervalo

Que saudade da hora do recreio. Recreio era o tempo entre as aulas para a recreação.O que é recreação? Segundo o Aurélio: sentir prazer ou satisfação. Divertir-se é recrear. Não se tem a obrigação de nada afora o prazer.
Um tempo livre dentro do tempo de trabalho ou de alguma forma de produção, raro hoje nas escolas, e nas idades. Lembro-me que nunca voltava o mesmo para a sala de aula. Voltava sujo, machucado, descabelado, suado, rasgado, enfim feliz e renovado. Na atualidade vejo os intervalos. Pessoas sérias em suas vulgaridades, corpos reprimidos pela ausência de movimento, interesses precoces, pressas, pouco papo bom, muita conversa fiada, vícios. O que houve?
É natural a passagem das fases, a maturidade, o apodrecimento resultante da degeneração da capacidade de fazermos uns aos outros felizes, de sermos recreadores. Da nossa fome em nós mesmos, nosso egoísmo : auto-existência e auto-suficiência que nos dão a dificuldade de nos renovarmos. Envelhecer é não querer se renovar. Fazemos pausas improdutivas para as nossas essências, fazemos intervalos sem prazer, sem lazer, sem o lúdico. Lúdicos? Que insulto é esse? Brincar é coisa de criança ou de palhaço... Dois grandes mestres com temos o que aprender, a criança e o palhaço, dois mestres no exercício do ser o que se é. Portanto muito respeito com essas autenticidades das quais carecemos.
Seria bom se mantivéssemos nossas gracinhas infantis, nosso despudor, nossa coragem despretensiosa de sermos verdadeiros, nossos interesses legitimados em nossas vontades. Éramos conscientes e não sabíamos. Éramos plenos de vida e vazios de ambições. Não prejudicávamos ninguém, só queríamos rir e fazer rir, brincar, recrear e depois voltarmos a aula para a realidade modificada pela renovação que propiciávamos uns aos outros. Mas o que é a vida? É coisa séria. É coisa de adulto.Viver não é brincar-grita a sociedade professorando o capitalismo: já para o trabalho. A vida não é recreio.
Estamos no intervalo, isso aqui não é recreio não.