segunda-feira, 29 de outubro de 2007

A alma pelo corpo

“Há algum estado de êxtase dentro deste corpo no qual eu possa estabelecer minha consciência?Há algum caminho místico que conduza a esse lugar?” _ Pergunta feita no Kaushitaki Upanishad, conjunto de escrituras antigas e sagradas da Índia. Temos aprendido que felicidade está ligada a coisas, prazeres e satisfações. Quase sempre estes três por vez estão ligados a algum tipo de consumo e são efêmeros. Sofremos de uma infelicidade crônica por incapacidade de transcendência. Queremos relações duráveis com coisas que não duram, ou que durarão mais que nós. Nosso corpo é a somatização dessa nossa perdição: tantos caminhos, tantos lugares...para onde ir? Onde estaremos felizes? Será que só a doença pode mostrar o valor da saúde? Será que só a prisão pode nos mostrar o que é liberdade? Só o ódio nos fará buscar pelo amor? E o nosso corpo... será que nossa existência é a existência dele ? Onde a alma se esconde dentro do corpo?Como encontrá-la? Alma é tão vago, tão abstrato. O corpo é sensível, palpável, real. O corpo cria a realidade a partir de sua existência. Sem o corpo como estaríamos aqui? Herança do dualismo psicofísico pensamos em ambos separadamente, pensar aliás já é uma ação que não sabemos se parte do corpo ou é estimulado nele por uma agência externa. Hoje pesquisas da neurociência, mostram uma consciência capaz de funcionamento independendo do funcionamento cerebral. E eu que pensava ser consciente apenas porque tinha cérebro... a ciência não provou nada ainda. O fato é que tenho pensado no corpo e na alma como uma entidade única, separados apenas por nossas idéias, ou idéias ancestrais. O caminho místico é um caminho de práticas e de vivências corporais. Somos a corporeidade da vida e o fato de sabermos nossa origem biológica tem um limite. Há um ponto que toda explicação cessa pelo caminho do corpo e da matéria orgânica. Não conseguimos avançar na dúvida. Apenas aceitá-la. Aí entram várias interpretações da realidade tendo o corpo como cálice donde a divindade bebe a alma, a alma parte para algum lugar cessado a vida do corpo. E antes do nascimento? O corpo era o gameta e a alma o que era? A partir de que momento ela se instala? Donde vem? Muita metafísica para a Educação Física. É engraçado não nos aventurarmos em conhecer o íntimo humano a partir do corpo e vermos separadamente o cuidado da mente, do corpo e da alma. Falamos numa educação integral, entretanto. Como meditante tive uma experiência mística depois de correr 10km. Cansado, deitei-me na grama e olhei para o imenso azul acima. Aí pensei isto é uma altura ou uma profundidade? Sustenho-me ou caio? Sou minha alma ou meu corpo?
Com o coração ainda acelerado, banhado de suor e com um sensação de existência espiritual indescritível numa união orgânica com a natureza ocorreu-me:
_Eu não sou uma alma que tem um corpo. Nem sou um corpo que tem uma alma. Sou uma alma que é um corpo e um corpo que é uma alma.