segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Educação Física Escolar e Cidadania


A Educação Física é um entendimento prático do ser humano como centro do projeto educacional. Em suas múltiplas facetas busca a formação integral desse homem, ou seja, seu desenvolvimento físico, mental e espiritual. No decorrer de sua história a ciência do movimento humano foi vista e influenciada por diversas correntes filosóficas em todas as sociedades e culturas. Ela nunca foi única para todos, e tendo no corpo e na cultura de movimentos seu objeto foi representante legítima da expressão, da arte e da essência humana em toda sua diversidade. A Educação Física chega até nós vinda de muitos rumos diferentes, todos atrelados à algum momento histórico. Suas crises foram crises da humanidade. Sua importância tão pouca discutida no passado vem se mostrando na sociedade contemporânea, doente pela falta de movimento e pelas visões distorcidas a respeito de seu corpo, o corpo social. Precisamos repensar o movimento social e o corpo social. Assim quem sabe vemos como estamos vivendo e se queremos prosseguir, ou mudar. O movimento social é o movimento por uma vida digna de se viver. O corpo social é o corpo cidadão, o que busca por uma vida que seja expressão de suas responsabilidades e liberdades. Entenda-se que a EF é vista como filha de outras ciências como a Filosofia e a Medicina, por exemplo. Grandes filósofos cuidaram de seus corpos e dos prazeres transcendidos pelo corpo. Grandes médicos estudaram o corpo, pois salvar uma vida era e é salvar um corpo. E que atualmente muitas de suas abordagens nasceram da interação com outros ramos científicos como a psicologia e a biologia. O peso que o fazer ciência tem na sociedade é muito maior que o fazer educação. Ele dita a tendência, o modo de viver e pensar. A educação existe apenas fora do senso comum. Para a maioria das pessoas educar-se é concluir etapas da aprendizagem escolar. Educação é vista como sinônimo de escolaridade. Pior ainda é o pensamento de que educação é etiqueta. Educação é o relacionamento amoroso entre o transmitir e receber cultura. E isso está além do aprender e ensinar e na definição de papéis entre professor e aluno. Se o aprender parte de uma opção individual e ensinar é um ato coletivo, podemos observar que o aprendizado nem sempre é fruto do ensino. E que ensino precisa de um local próprio em tempo adequado. Já a educação ocorre em qualquer lugar a qualquer hora, tendo o educando como ponte entre o conhecimento e sua realidade. Aí vemos o quão vital é a participação da escola na educação para além da formação técnica ou profissional. O quanto o espaço institucionalizado de ensino pode agregar ou desagregar valores a partir de suas práticas pedagógicas. Há bons profissionais sendo péssimos cidadãos. Há grandes cientistas sem nenhuma ética. E há a massa na miséria da heteronomia. A falta de ética e de autonomia revela o sedentarismo caótico que é a falta de mobilização que de repente, não mais que de repente pode estar no modo de como essa sociedade teve e interpretou suas vivências motoras nas aulas de EF. A falta de reflexão e aprofundamento nos significados do corpo e seus movimentos adoecem a sociedade. Não é a toa que ela além de conivente é participativa em vários crimes que a vitimam. A força do discurso individualista não é visto no coletivo. Esse povo vai dando um jeitinho e vai vivendo. Esse povo que burlava as regras no jogo numa aula de EF, ou que não aceitava perder e fazia de tudo para continuar no jogo pelo que ele representava naquele momento...Talvez a intervenção de um professor de Educação Física seja mais do que dar o jogo, a brincadeira ou esporte. Quem sabe em sua prática ele possa dizer de um jeito muito marcante que conseguir viver não é dar um jeitinho para viver. Vivenciando os valores que acredita possa esse professor ensinar sobre cidadania. Ser cidadão: ter uma posição na sociedade refletindo sobre os valores vigentes, aceitando-os ou não com liberdade, consciência e responsabilidade. A criança precisa das mãos de um educador. E os jogos, brincadeiras, danças , as atividades rítmicas e expressivas e principalmente os esportes possuem valores que só podem ser passados por educador físico.Uma aula de EF, educação física escolar é uma aula de cidadania, uma aula que objetiva que não a formação da atleta, mas a formação do cidadão pautada no respeito, diálogo, solidariedade e justiça ou seja , discussão e abordagem do "tema" Ética no dia-a-dia dos alunos. Cidadania se aprende na escola também, e na aula de Educação Física.