quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Beleza é saúde e saúde é beleza

Quando nos entendemos como nossa própria auto-expressão fica impossível dissociar saúde e beleza. Tanta gente se matando em nome de um ou de outro, talvez por falta de uma compreensão mais holística de si mesmo... o apego a forma em comum entre as os dois. Ninguém fala em funcionamento. Uma beleza e uma saúde úteis. Para quê ser saudável e esbelto? A mídia impõe os padrões. A educação e as relações sociais firmam o que é e o que não é. E assim adoecemos em busca de saúde e de beleza. Olhamos para o espelho e somos incapazes de ver que não somos aquele reflexo. Nossa imagem fica desentendida como mensagem. O que a sua forma e a sua doença querem te dizer? _Pergunto-me. Onde está minha desatenção? O que tenho feito como meus problemas e o que eles tem feito de mim? Como eu tenho me ajudado ou procurado por ajuda?

A forma pode enganar. Aparências enganam. Nós nos enganamos. Há pessoas lindas sem saúde ou se não se cuidando. Cada um tem seu sentido, seu entendimento de vida , saúde e beleza...somos uma diversidade de singularidades. Saúde e beleza têm a ver com sentimento. Como nos sentimos? Como nós trocamos esses sentimentos com os outros e com o mundo para nos construirmos muito além da imagem na representação corporal?

A verdadeira beleza é a saúde. Que como a arte nos liberta. Que nos faz usufruir da potência que somos. Que se expressa no simples sorriso. A verdadeira beleza é a felicidade. Estamos felizes no sentirmos bem e em nos sentirmos bem. Saúde, beleza e felicidade nascem conosco e/ou podem ser construídas a partir da autoconsciência. Tudo pode mudar para melhor. Desejemos isso assumidamente. A beleza para ser vista e sentida precisa de olhos, coração e cérebro saudáveis ( funcionando no bem-estar). Percepção, sensibilidade e razão alinhados e interagindo... tenhamos essa proximidade entre o cérebro e coração para vermos claramente. Felizes, saudáveis e belos somos a vida em sua corporeidade. Releituras de nossos hábitos , sentimentos e pensamentos permitem novas abordagens para a realidade. Não nos entenderemos com o mundo sem nos entendermos primeiro. Sempre penso no dualismo e o quão desintegrador ele é. Eu e você, corpo e mente, saúde e doença, tristeza e alegria, prazer e dor... vemos a dimensão do conflito em vez da cooperação. Opostos mais que dispostos. Separados mais que unidos. Conclusões sendo que nada é conclusivo. Então hoje minha mensagem para meu corpo é que : saúde é beleza. Beleza é Saúde. E tudo é uma felicidade. É muito bom estar aqui e agora...obrigado vida sempre! Contribuição de Brahmananda Das para reflexão:

" A estrutura determina o comportamento. O que significa: a forma do seu corpo determina a forma como você funciona. Essa idéia pode soar fatalista se não for acrescentado o mais importante: a forma é maleável. À primeira vista, essa idéia pode parecer evidente. Mas é, de fato, revolucionária...já que a forma é modificável, que se pode desfazer as tensões, corrigir as anomalias e restabelecer o equilíbrio, então: SOMOS TODOS (POTENCIALMENTE) BELOS E BEM-FEITOS." Bertherat, Thérèse. O correio do corpo/ martins fontes 10ª ed 2001, p6-7.